Prezados alunos temos que acelerar nossas atividades sobre hipertensao os tres módulos pois é referente a prova bimestral. Desde já estou mandando se fazer vinte questoes sobre o assunto com suas respostas e postem no blog em dupla.coloquem seus nomes e turma.
procure no site abaixo fazer uma leitura sobre o sistema esquelético e vamos começar a preparar uma lauda sobre alguns itens do assunto dito pela professora em sala e após isto teremos que postar nossa resposta. www.auladeanatomia.com/.../generalidades.htm
Sistema Esqueletico. Aluna: Alexsandra Gomes n°:43 1º H Tarde
Conceito de Ossos: Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo, osso é um tecido vivo,complexo e dinamico.
Existe vários tipos de ossos: Os longos, os curtos,os laminares,alongados, pneumáticos,irregulares,sesamóides e suturais.
O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue....
Funções do Sistema Esquelético:
Sustentação do organismo (apoio para o corpo) Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro) Base mecânica para o movimento Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo) Hematopoiética (suprimento contínuo de células sangüíneas novas).
Os ossos são muitos complexos e há várias formas de classificá-los... Eles são esbranquisados, muito duros e por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto.O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue. É clássico admitir o número de 206 ossos muito bem divididos. A divisão do esqueleto acontece em duas partes:Esqueleto Axial e Esqueleto Apendicular.E o esqueleto é muito importante para a nossa sustentação.
OS OSSOS SAO CLASSIFICADOS DE ACORDO COM SUAS FORMAS
OSSOS LONGOS:Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises. EX;FÉMÚR
OSSOS CURTOS; São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. EX;OSSOS DO CORPO
São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. EX'FRONTAL&PARIETAL
OSSOS ALONGADOS;São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central.EX'COSTELAS
conceito de massas sao orgaos esbranquiçados muito duro que unindos se aos outro por intirmedio dos junturos ou qrticulaçao constituim o esqueleto e uma forma especializada de tacido conjuntivo cuja a principal carcteristica ea mincralizaçao calco de sua matriz assea fibra calagenas e pratoglicanas
o osso é formado por varios tecidos diferentes : tecido osso cartilaginoso conjuntivo denso epitelial adiposo nevorso e varios tercidos formadores em sangue.
ALUNO: Wellington da Silva Nascimento TURMA: 1Ano H Tarde
SISTEMA ESQUELÉTICO: Sistema de Sustentação
Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele constitui-se de peças ósseas (ao todo 208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1- Esqueleto Axial
1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.
2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
1.1-Caixa craniana
Possui os seguintes ossos importantes: frontal, parietais, temporais, occipital, esfenóide, nasal, lacrimais, malares ("maçãs do rosto" ou zigomático), maxilar superior e mandíbula (maxilar inferior).
1.2-Coluna vertebral
É uma coluna de vértebras que apresentam cada uma um buraco, que se sobrepõem constituindo um canal que aloja a medula nervosa ou espinhal; é dividida em regiões típicas que são: coluna cervical (região do pescoço), coluna torácica, coluna lombar, coluna sacral, coluna cocciciana (coccix).
1.3-Caixa torácica
É formada pela região torácica de coluna vertebral, osso esterno e costelas, que são em número de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se fixando ao esterno).
2- Esqueleto apendicular
2-1- Membros e cinturas articulares
Cada membro superior é composto de braço, antebraço, pulso e mão. O osso do braço – úmero – articula-se no cotovelo com os ossos do antebraço: rádio e ulna. O pulso constitui-se de ossos pequenos e maciços, os carpos. A palma da mão é formada pelos metacarpos e os dedos, pelas falanges.
Cada membro inferior compõe-se de coxa, perna, tornozelo e pé. O osso da coxa é o fêmur, o mais longo do corpo. No joelho, ele se articula com os dois ossos da perna: a tíbia e a fíbula. A região frontal do joelho está protegida por um pequeno osso circular: a rótula. Ossos pequenos e maciços, chamados tarsos, formam o tornozelo. A planta do pé é constituída pelos metatarsos e os dedos dos pés (artelhos), pelas falanges.
Os membros estão unidos ao corpo mediante um sistema ósseo que toma o nome de cintura ou de cinta. A cintura superior se chama cintura torácica ou escapular (formada pela clavícula e pela escápula ou omoplata); a inferior se chama cintura pélvica, popularmente conhecida como bacia (constituída pelo sacro - osso volumoso resultante da fusão de cinco vértebras, por um par de ossos ilíacos e pelo cóccix, formado por quatro a seis vértebras rudimentares fundidas). A primeira sustenta o úmero e com ele todo o braço; a segunda dá apoio ao fêmur e a toda a perna.
Sistema esqueletico é composto de ossos e cartilagem. Ossos são orgãos esbraquiçados, muitos duros que unidos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulaçõe constituem o esqueleto.
O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens. O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico,são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto.e é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.Quanto a irrigação do osso, temos os canais de Volkman (vasos sangüíneos maiores) e os canais de Havers (vasos sangüíneos menores). O tecido ósseo não apresenta vasos linfáticos, apenas o tecido periósteo tem drenagem linfática.Cartilagem: É uma forma elástica de tecido conectivo semi-rígido - forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. A cartilagem não possui suprimento sangüíneo próprio; conseqüentemente, suas células obtêm oxigênio e nutrientes por difusão de longo alcance. No interior da matriz óssea existem espaços chamados lacunas que contêm células ósseas chamadas osteófitos. Cada osteófito possui prolongamentos chamados canalículos, que se estendem a partir das lacunas e se unem aos canalículos das lacunas vizinhas, formando assim, uma rede de canalículos e lacunas em toda a massa de tecido mineralizado.
Funções do Sistema Esquelético:
Sustentação do organismo (apoio para o corpo) Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro) Base mecânica para o movimento Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo) Hematopoiética (suprimento contínuo de células sangüíneas novas)
O OSSO è um tecido vivo,complexo e dinâmico o osso é formado por varios tecido diferentes:tecido ósseo cartiloginoso,conjuntivo denso epetelial, adiposo,nervoso e varios tecidos formadores de sangue nome:cristiane da rocha tenorio n:53 juliana bezerra de morais n:26
Canalículos: são condutos finissimos, vistos por exemplos nos ossos. Ajuda na sustentanção do organismo, proteção de estruturas vitais como coração,pulmões,cérebro. A cartilagem não possui sumprimento sanguineo.
Sistema Esquelético é composto de ossos e cartilagens. -Ossos: São órgãos muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das ou articulações constituem o esqueleto.O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.
-Cartilagem: Uma forma elástica de tecido conectivo semi-rígido - forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. A cartilagem não possui suprimento sangüíneo próprio; conseqüentemente, suas células obtêm oxigênio e nutrientes por difusão de longo alcance.
O sistema esquelético possuí variás funções como dentra elas; Sustentação do organismo, proteção de estruturas vitais, base mecânica para o movimento, armazenamento de sais, Hematopoiética (suprimento contínuo de células sangüíneas novas).
O esqueleto humano é dividido em "Esqueleto Axial" e "Esqueleto Apendicular".
- Esqueleto Axial: Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.
- Esqueleto Apendicular: Composta pelos membros superiores e inferiores.
A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e pélvica.
PREZADOS ALUNOS FAÇAM UMA LEITURA DO SITE WWW.auladeanatomia.com quando abrirem vá para o link do Sistema Esquelético e leiam as 3 primeiras página e façam um breve comentário sobre o tema.Após a leitura façam uma postagem de dupla e coloque seus nomes e turmas para que eu possa acessá-los. Pois esta será a primeira maneira de aprendermos de forma lúdica um tema tão rico. Obrigada e até a próxima.
Ossos Longos:Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades.Exemplo: Fêmur.
Ossos Curtos:São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto:Exemplo:ossos do carpo.
Ossos Laminares (Planos):São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas.Exemplos: Frontal e Parietal.
Ossos Alongados: São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central.Exemplo:Costelas.
Ossos Pneumáticos:São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume.Exemplo: Esfenóide.
Ossos Irregulares:Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles tem quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto.Exemplo: Vértebras.
Ossos Sesamóides:Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas.
Ossos Suturais:São pequenos ossos localizados dentro de articulações, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crânio.
Prezados seguidores nosso blog está um pouco esquecido pois nosso quarto bimestre foi bem atropelado por falta de tempo e muito conteúdo e quase nenhum espaço para trabalharmos no laboratório de informática mas aqueles que prepararam o seminário sobre os temas reportados estão de parabéns. Aqueles que vestiram a camisa do tema doação de sangue a estas pessoas eu só tenho a agradecer, pois foi um ato de cidadania que ficou no coração das pessoas e da comunidade escolar e com certeza o que está faltando é mostrar o nosso papel como articulador e mostrar a todos que leem o nosso blog a nossa postagem do empenho destas equipes maravilhosas que fizeram o ano letivo de 2010 como experiência positiva e benéfica para a nossa comunidade. Parabéns. Professora Vanda Bessa (Escola General Eudoro Correa-Rede Estadual)
Prezados alunos temos que acelerar nossas atividades sobre hipertensao os tres módulos pois é referente a prova bimestral. Desde já estou mandando se fazer vinte questoes sobre o assunto com suas respostas e postem no blog em dupla.coloquem seus nomes e turma.
ResponderExcluirprocure no site abaixo fazer uma leitura sobre o sistema esquelético e vamos começar a preparar uma lauda sobre alguns itens do assunto dito pela professora em sala e após isto teremos que postar nossa resposta.
ResponderExcluirwww.auladeanatomia.com/.../generalidades.htm
Sistema Esqueletico.
ResponderExcluirAluna: Alexsandra Gomes n°:43 1º H Tarde
Conceito de Ossos: Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo, osso é um tecido vivo,complexo e dinamico.
Existe vários tipos de ossos: Os longos, os curtos,os laminares,alongados, pneumáticos,irregulares,sesamóides e suturais.
O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue....
Funções do Sistema Esquelético:
Sustentação do organismo (apoio para o corpo)
Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro)
Base mecânica para o movimento
Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo)
Hematopoiética (suprimento contínuo de células sangüíneas novas).
Número de Ossos do Corpo Humano:
É clássico admitir o número de 206 ossos.
Cabeça = 22
Crânio = 08
Face = 14
Pescoço = 8
Tórax = 37
24 costelas
12 vértebras
1 esterno
Abdômen = 7
5 vértebras lombares
1 sacro
1 cóccix
Membro Superior = 32
Cintura Escapular = 2
Braço = 1
Antebraço = 2
Mão = 27
Membro Inferior = 31
Cintura Pélvica = 1
Coxa = 1
Joelho = 1
Perna = 2
Pé = 26
Ossículos do Ouvido Médio = 3.
Os ossos são muitos complexos e há várias formas de classificá-los...
ResponderExcluirEles são esbranquisados, muito duros e por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto.O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.
É clássico admitir o número de 206 ossos muito bem divididos.
A divisão do esqueleto acontece em duas partes:Esqueleto Axial e Esqueleto Apendicular.E o esqueleto é muito importante para a nossa sustentação.
Scarlat e Rayanne turma:1º H
SISTEMA ESQUELETICO
ResponderExcluirALUNA'DHAIANNY'AZEVEDO 1ANO!H TARDE
CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS
OS OSSOS SAO CLASSIFICADOS DE ACORDO COM SUAS FORMAS
OSSOS LONGOS:Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises.
EX;FÉMÚR
OSSOS CURTOS;
São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto.
EX;OSSOS DO CORPO
São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. EX'FRONTAL&PARIETAL
OSSOS ALONGADOS;São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central.EX'COSTELAS
E ENTRE OUTROS
conceito de massas sao orgaos esbranquiçados muito duro que unindos se aos outro por intirmedio dos junturos ou qrticulaçao constituim o esqueleto e uma forma especializada de tacido conjuntivo cuja a principal carcteristica ea mincralizaçao calco de sua matriz assea fibra calagenas e pratoglicanas
ResponderExcluiro osso é formado por varios tecidos diferentes : tecido osso cartilaginoso conjuntivo denso epitelial adiposo nevorso e varios tercidos formadores em sangue.
ResponderExcluirpamela & rafael ribeiro numeros :54 , 56 turma G
ALUNO: Wellington da Silva Nascimento
ResponderExcluirTURMA: 1Ano H Tarde
SISTEMA ESQUELÉTICO: Sistema de Sustentação
Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele constitui-se de peças ósseas (ao todo 208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1- Esqueleto Axial
1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.
2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
1.1-Caixa craniana
Possui os seguintes ossos importantes: frontal, parietais, temporais, occipital, esfenóide, nasal, lacrimais, malares ("maçãs do rosto" ou zigomático), maxilar superior e mandíbula (maxilar inferior).
1.2-Coluna vertebral
É uma coluna de vértebras que apresentam cada uma um buraco, que se sobrepõem constituindo um canal que aloja a medula nervosa ou espinhal; é dividida em regiões típicas que são: coluna cervical (região do pescoço), coluna torácica, coluna lombar, coluna sacral, coluna cocciciana (coccix).
1.3-Caixa torácica
É formada pela região torácica de coluna vertebral, osso esterno e costelas, que são em número de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se fixando ao esterno).
2- Esqueleto apendicular
2-1- Membros e cinturas articulares
Cada membro superior é composto de braço, antebraço, pulso e mão. O osso do braço – úmero – articula-se no cotovelo com os ossos do antebraço: rádio e ulna. O pulso constitui-se de ossos pequenos e maciços, os carpos. A palma da mão é formada pelos metacarpos e os dedos, pelas falanges.
Cada membro inferior compõe-se de coxa, perna, tornozelo e pé. O osso da coxa é o fêmur, o mais longo do corpo. No joelho, ele se articula com os dois ossos da perna: a tíbia e a fíbula. A região frontal do joelho está protegida por um pequeno osso circular: a rótula. Ossos pequenos e maciços, chamados tarsos, formam o tornozelo. A planta do pé é constituída pelos metatarsos e os dedos dos pés (artelhos), pelas falanges.
Os membros estão unidos ao corpo mediante um sistema ósseo que toma o nome de cintura ou de cinta. A cintura superior se chama cintura torácica ou escapular (formada pela clavícula e pela escápula ou omoplata); a inferior se chama cintura pélvica, popularmente conhecida como bacia (constituída pelo sacro - osso volumoso resultante da fusão de cinco vértebras, por um par de ossos ilíacos e pelo cóccix, formado por quatro a seis vértebras rudimentares fundidas). A primeira sustenta o úmero e com ele todo o braço; a segunda dá apoio ao fêmur e a toda a perna.
Sistema esqueletico é composto de ossos e cartilagem.
ResponderExcluirOssos são orgãos esbraquiçados, muitos duros que unidos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulaçõe constituem o esqueleto.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens.
ResponderExcluirO osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico,são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto.e é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.Quanto a irrigação do osso, temos os canais de Volkman (vasos sangüíneos maiores) e os canais de Havers (vasos sangüíneos menores). O tecido ósseo não apresenta vasos linfáticos, apenas o tecido periósteo tem drenagem linfática.Cartilagem: É uma forma elástica de tecido conectivo semi-rígido - forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. A cartilagem não possui suprimento sangüíneo próprio; conseqüentemente, suas células obtêm oxigênio e nutrientes por difusão de longo alcance. No interior da matriz óssea existem espaços chamados lacunas que contêm células ósseas chamadas osteófitos. Cada osteófito possui prolongamentos chamados canalículos, que se estendem a partir das lacunas e se unem aos canalículos das lacunas vizinhas, formando assim, uma rede de canalículos e lacunas em toda a massa de tecido mineralizado.
Funções do Sistema Esquelético:
Sustentação do organismo (apoio para o corpo)
Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro)
Base mecânica para o movimento
Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo)
Hematopoiética (suprimento contínuo de células sangüíneas novas)
Número de Ossos do Corpo Humano:
É clássico admitir o número de 206 ossos.
Cabeça = 22
Crânio = 08
Face = 14
Pescoço = 8
Tórax = 37
24 costelas
12 vértebras
1 esterno
Abdômen = 7
5 vértebras lombares
1 sacro
1 cóccix
Membro Superior = 32
Cintura Escapular = 2
Braço = 1
Antebraço = 2
Mão = 27
Membro Inferior = 31
Cintura Pélvica = 1
Coxa = 1
Joelho = 1
Perna = 2
Pé = 26
Ossículos do Ouvido Médio = 3 .!
Idayane Kércia Rodrigues 9° F Noite
O OSSO è um tecido vivo,complexo e dinâmico
ResponderExcluiro osso é formado por varios tecido diferentes:tecido ósseo cartiloginoso,conjuntivo denso epetelial, adiposo,nervoso e varios tecidos formadores de sangue
nome:cristiane da rocha tenorio n:53
juliana bezerra de morais n:26
Patricia, Rodrigo 9 f noite.
ResponderExcluirCanalículos: são condutos finissimos, vistos por exemplos nos ossos.
Ajuda na sustentanção do organismo, proteção de estruturas vitais como coração,pulmões,cérebro.
A cartilagem não possui sumprimento sanguineo.
# -Sistema Esquelético.
ResponderExcluir- Aluna: Tayná Gomes. n°30' 1°H.
Sistema Esquelético é composto de ossos e cartilagens.
-Ossos: São órgãos muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das ou articulações constituem o esqueleto.O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.
-Cartilagem: Uma forma elástica de tecido conectivo semi-rígido - forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. A cartilagem não possui suprimento sangüíneo próprio; conseqüentemente, suas células obtêm oxigênio e nutrientes por difusão de longo alcance.
O sistema esquelético possuí variás funções como dentra elas; Sustentação do organismo, proteção de estruturas vitais, base mecânica para o movimento, armazenamento de sais, Hematopoiética (suprimento contínuo de células sangüíneas novas).
O esqueleto humano é dividido em "Esqueleto Axial" e "Esqueleto Apendicular".
- Esqueleto Axial: Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.
- Esqueleto Apendicular: Composta pelos membros superiores e inferiores.
A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e pélvica.
#FIM!#
5 de outubro de 2010.
PREZADOS ALUNOS FAÇAM UMA LEITURA DO SITE WWW.auladeanatomia.com quando abrirem vá para o link do Sistema Esquelético e leiam as 3 primeiras página e façam um breve comentário sobre o tema.Após a leitura façam uma postagem de dupla e coloque seus nomes e turmas para que eu possa acessá-los. Pois esta será a primeira maneira de aprendermos de forma lúdica um tema tão rico. Obrigada e até a próxima.
ResponderExcluirVanda Bessa
Ossos Longos:Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades.Exemplo: Fêmur.
ResponderExcluirOssos Curtos:São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto:Exemplo:ossos do carpo.
Ossos Laminares (Planos):São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas.Exemplos:
Frontal e Parietal.
Ossos Alongados:
São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central.Exemplo:Costelas.
Ossos Pneumáticos:São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume.Exemplo: Esfenóide.
Ossos Irregulares:Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles tem quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto.Exemplo: Vértebras.
Ossos Sesamóides:Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas.
Ossos Suturais:São pequenos ossos localizados dentro de articulações, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crânio.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPrezados seguidores nosso blog está um pouco esquecido pois nosso quarto bimestre foi bem atropelado por falta de tempo e muito conteúdo e quase nenhum espaço para trabalharmos no laboratório de informática mas aqueles que prepararam o seminário sobre os temas reportados estão de parabéns. Aqueles que vestiram a camisa do tema doação de sangue a estas pessoas eu só tenho a agradecer, pois foi um ato de cidadania que ficou no coração das pessoas e da comunidade escolar e com certeza o que está faltando é mostrar o nosso papel como articulador e mostrar a todos que leem o nosso blog a nossa postagem do empenho destas equipes maravilhosas que fizeram o ano letivo de 2010 como experiência positiva e benéfica para a nossa comunidade. Parabéns.
ResponderExcluirProfessora Vanda Bessa (Escola General Eudoro Correa-Rede Estadual)